Jijoca de Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara

  • 20 de abril de 2021
  • 10:59
  • 0 comentários

Compartilhe:

Jijoca de Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara é um município com muitas dunas e um litoral lindo, que nos banha com águas salgadas que tocam a areia ao som das ondas às vezes calmas, às vezes mais agitadas. Águas salgadas que, devo ressaltar, não são as únicas com as quais nos presenteia o ecossistema local. Filhas das chuvas em conjunto com o lençol freático, as lagoas da região são um atrativo a mais para quem busca se conectar com a natureza e diversificar os momentos de lazer.

A Lagoa Azul, cristalina como ela só, é um oásis em meio às dunas. Com suas palhoças e redes dentro d’água, o cenário para a foto perfeita já está montado e pronto para desfrutar e relaxar. Aos que preferem se manter em atividade, também é possível alugar caiaques e desbravar as outras partes da lagoa. Senão, a mesa, a cervejinha gelada e os petiscos também já estão garantidos!

A região, rica em lagoas – especialmente após a última temporada de chuvas – tem como uma das suas principais atrações a Lagoa do Paraíso. O nome por si só já sugere um lugar de encantos e belezas estonteantes, porém, o mais interessante é que, pelo fato dessa lagoa ser maior em extensão que a Lagoa Azul, as opções de lugar para acessá-la são diversas e agradam a todos os gostos. Quem quiser relaxar e curtir uma brisa em silêncio e com tranquilidade, irá encontrar estabelecimentos que já têm anos de tradição e se mantém por sua hospitalidade e qualidade. Aos que preferem agito, música animada e movimento, também existem opções que não deixam a desejar, afinal, nada mal fazer um esquenta no final de tarde na Lagoa do Paraíso, não é?

Existem também opções mais aventureiras, para te tirar da zona de conforto. A Lagoa do Amâncio leva esse nome pois, durante muitos anos, em uma casinha isolada nas suas proximidades, habitava com sua esposa um senhor chamado Amâncio – este conhecido por adotar crianças cujos pais não podiam educar. Sendo sua bondade tão reconhecida na região, e também pela imagem de seu quintal lotado de crianças ter se tornado icônica, a parte onde havia sua casa ficou com seu nome e, consequentemente, a lagoa em suas proximidades também. Agora transbordando de água devido as chuvas, a Lagoa do Amâncio tomou proporções enormes e irradia beleza em meio às dunas que levam ao caminho para Jijoca.

Andando pelas “baixas” (como é conhecida a área fora da vila) de Jeri atualmente, é possível notar inúmeras lagoas que brotaram. Lagoas essas que, não fosse a intensa temporada de chuvas que se passou, sequer dariam as caras e chuvas essas que, mesmo simbolizando o inverno e a baixa temporada, são necessárias para dar continuidade ao ciclo vital. Lembrando que o verão sempre há de chegar e ser ensolarado, e que se tivermos lagoas cheias para nos refrescarmos, melhor ainda!

Manuella de Gregório @manuelladegregorio

Deixe seu Comentário


Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/jericoacoara/jericoacoara.tur.br/wp-includes/functions.php on line 4977

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *